6 DICAS PARA VOCÊ CULTIVAR UMA HORTA EM VASO!


Nunca passamos tanto tempo em casa, como nesse atual momento. Nosso lar se tornou onde estamos a maior parte do tempo e isso pode ser ainda mais prazeroso se tivermos atividades que nos conectem ao ambiente que vivemos.

Cultivar uma horta é sinônimo de saúde, além de ser uma ótima atividade para realizar em família! Então aproveite esse momento para preparar uma horta depois de ler nossas dicas.

As hortas muitas vezes fazem parte da decoração da sua casa, portanto usar vasos bonitos, como os da Vasart, faz com que seja ainda mais bacana.

 

1. ILUMINAÇÃO

A primeira dica é sobre o local que você irá cultivar. Falta de um quintal não é motivo para não ter uma horta!  Escolha um local que tenha diariamente algumas horas de iluminação direta.

 

2. ESCOLHA DO VASO

Agora que você já decidiu onde tem a melhor iluminação, precisa decidir o vaso para o cultivo com base no espaço que escolheu!

Você pode cultivar em diferentes tipos de vasos. Tanto nos pequenos quanto nos grandes. Isso vai variar conforme a escolha da planta e espaço.

A Vasart tem diversos modelos e opções para sua horta e você encontra todos em nossa loja virtual.

O maior sucesso para hortas em espaços pquenos, é a nossa Horta Vertical.  Uma opção incrível de um único vaso com 9 compartimentos  para o plantio de diferentes tipos de ervas e hortaliças, economizando espaço com muito charme.

Conheça todos os detalhes da horta vertical clicando aqui.

 

 

3. PLANTIO

A primeira parte do plantio é uma generosa camada de drenagem. Cerca de 1/4 da capacidade total do vaso.

A drenagem pode ser feita de diversas maneiras, mas as mais comuns são com argila expandida ou brita. Seguindo pela manta de drenagem para que a cada rega a terra não escoe junto com a água .

Para finalizar, cubra com substrato deixando espaço para a muda ou semente.

No caso de plantio de muda, remova a plantinha do vaso original mantendo o torrão de terra.

 

4. ADUBO

A dica de ouro aqui é adubar regularmente! No mínimo mensalmente e qualquer composto natural pode ser utilizado, como húmus de minhoca por exemplo.

 

5. IRRIGAÇÃO

Tome muito cuidado com o excesso de água, pois pode ocasionar apodrecimento das raízes.

A periodicidade da rega varia de planta para planta, mas uma dica de ouro é sempre inserir o dedo ou um palito na terra e se ao retirar eles estiverem úmidos ou sujos de terra, o solo ainda está molhado e não é necessário regar. Se não sujar e estiver seco, realize a rega.

Outra dica é regar sempre no início da manhã ou ao anoitecer. Nunca molhe a terra se estiver quente e em contato com o sol.

 

6. COLHEITA

Colha para seu consumo! Acompanhe o crescimento e prove! Nem sempre é necessário colher apenas no desenvolvimento máximo da planta, pode colher antes.

Mas se passar do “prazo”, a planta continua se desenvolvendo, mas não estará mais boa para consumo.

Um exemplo é a alface que se não colhida no momento certo, continua a crescer, mas o sabor das folhas é alterado (ficam amargas e não são boas pra consumo). Portanto aproveite as hortaliças frescas!

 

No vídeo abaixo, a Carol Costa do Minhas Plantas dá outras dicas para o plantio de horta em um vaso da coleção Oca.

Ela explica bem sobre o que plantar e as particularidades de cada planta! Dá uma conferida!!

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER TUDO SOBRE OS LANÇAMENTOS E CONTEÚDOS DE JARDINAGEM QUE VOCÊ AMA!

Desenvolvido por